Representando funções por meio de regras e gráficos

Representando funções como regras e gráficos

Vamos começar analisando um exemplo:

Em uma loja, as cenouras custam $ 2,50/lb. O preço que o cliente paga depende de quantos quilos de cenouras ele compra. Outra maneira de dizer isso é dizer que o custo total é uma função das libras compradas. Podemos escrever isso como uma equação.

totumaeucost=preucepereubWeeughtbovocêght

ou

y=2,50x

Uma função é uma equação que mostra a relação entre a entrada x e a saída y e onde há exatamente uma saída para cada entrada. Outra palavra para entrada é domínio e para saída é o intervalo. Como dissemos anteriormente, o preço que o cliente tem que pagar, y, depende de quantos quilos de cenouras, x, que o cliente compra. O número de libras compradas é chamado de variável independente, pois é isso que estamos mudando, enquanto o preço total é chamado de variável dependente, pois depende de quantas libras realmente compramos.

Variável de entrada = Variável independente = Domínio

Variável de saída = variável dependente = intervalo

As funções geralmente são representadas por uma regra de função onde você expressa a variável dependente, y, em termos da variável independente, x.

y=2,50x

Você pode representar sua função transformando-a em um gráfico. A maneira mais fácil de fazer um gráfico é começar fazendo uma tabela contendo as entradas e suas saídas correspondentes. Novamente usamos o exemplo com as cenouras

Entrada, x (lb) Saída, y ($)
0 0
1 2,50
2 5,00
3 7,50

Um par de um valor de entrada e seu valor de saída correspondente é chamado de par ordenado e pode ser escrito como (a, b). Em um par ordenado, o primeiro número, a entrada a, corresponde ao eixo horizontal e o segundo número, a saída b, corresponde ao eixo vertical.

Podemos assim escrever nossos valores como pares ordenados

(0, 0) - Este par ordenado também é referido como origem
(1, 2,5)
(2, 5)
(3, 7,5)

Esses pares ordenados podem então ser plotados em um gráfico.

imagem03

Um pareamento de qualquer conjunto de entradas com suas saídas correspondentes é chamado de relação. Toda função é uma relação, mas nem todas as relações são funções. No exemplo acima, com as cenouras, cada entrada fornece exatamente uma saída que a qualifica como uma função.

Se você não tiver certeza se sua relação é uma função ou não, você pode desenhar uma linha vertical no gráfico. Se a relação não for uma função, o gráfico contém pelo menos dois pontos com a mesma coordenada x, mas com coordenadas y diferentes.

imagem04

A relação representada no gráfico à esquerda mostra uma função, enquanto a relação no gráfico à direita não é uma função, pois a linha vertical cruza o gráfico em dois pontos.


Exercício

Escreva uma regra para a função:

Entrada 0 1 2 4 5
resultado 4 3 2 0 -1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender matemática?

Equações com variáveis